Embaixada de Portugal na Roménia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Workshop: História(s) do Cinema Português – Vera Peixoto | 13 de maio 2019 | 16:00 – 18:00 (no âmbito da ‘Semana Cultural Ibérica’ na Universidade de Bucareste – 13 a 17 de maio de 2019)

No dia 13 de maio, entre as 16 e as 18 horas, Vera Peixoto dinamizará um workshop intitulado ‘História(s) do Cinema Português’ no Centro de Língua Portuguesa Camões Bucareste. Através de uma seleção de momentos, estórias, relatos, e trechos de filmes, empreender-se-á uma digressão pelo cinema português, desde o Porto a preto e branco de Pais dos Reis e Manoel de Oliveira até ao Portugal contemporâneo de Miguel Gomes, Margarida Cardoso e Marco Martins. Pelo caminho, procurar-se-á refletir em conjunto sobre a velha questão: “o que pode a arte?”, o que pode o cinema? e analisar a forma como movimentos, autores ou obras dialoga(ra)m com a história do país. Entrada livre.

Atividade organizada por: Instituto Camões Bucareste e Embaixada de Portugal em Bucareste.

***

Vera Peixoto nasceu e cresceu no Porto, no norte de Portugal. Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto concluiu a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês e Alemão, assim como um mestrado pré-Bolonha em Estudos Ibéricos. Estudou na Alemanha por dois anos; trabalhou nos Países Baixos por cinco, onde foi leitora do Camões I.P. na Universidade de Utreque. Entre 2013 e 2016 foi professora de PLE e diretora do Centro de Língua Portuguesa da Universidade Estatal de Tbilisi, na Geórgia. De momento vive em Chieti, Itália, onde coopera com a Universidade G. D'Annunzio em Pescara e ensina português para estrangeiros a distância, através da plataforma e-learning do Camões I.P. Os seus interesses académicos incluem Literatura e Cultura do Renascimento e da Idade Moderna, Escrita de Vidas, Biografia e Hagiografia, Cinema, Estudos Pós-Coloniais e do Género.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail