Embaixada de Portugal na Roménia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

GRUPO FOLCLÓRICO DE VIANA DO CASTELO - VIAGEM À ROMÉNIA

Temos a honra de informar que entre 4 a 11 de Julho de 2017 o Grupo Folclórico de Viana de Castelo irá deslocar-se à Roménia para subir ao palco na bela cidade de Timișoara, onde irá integrar um Festival Internacional de Folclore - "Festivalul Inimilor".

O "Festivalul Inimilor" é um dos mais reconhecidos Festivais Internacionais, com a chancela de qualidade do CIOFF - International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts, organismo parceiro da UNESCO. Esta será a primeira vez que um representante português irá participar no evento que contará este ano a sua 27ª edição.

 

folclore viana festival felletin franca

 

O Grupo Folclórico de Viana do Castelo foi criado em 1976, da vontade de um grupo de alunos e professores da antiga Escola Técnica que juntou esforços para promover o estudo e divulgação da etnografia vianense.

Nascido no coração da capital do folclore em Portugal, cedo assumiu um protagonismo crescente pela representatividade das suas danças e trajes.

De forma diferente em relação a outras associações, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo foca a atenção num território mais vasto. O seu repertório diversificado é o espelho da geografia da região – das frias praias do Atlântico aos caminhos da serra d’Arga, das pequenas aldeias agrícolas até ao vale do rio Lima. Um conjunto de danças e cantares recolhidos ao longo de muitos anos e que mostram as cores e as tradições do concelho de Viana.

Hoje, quatro décadas passadas e muitas centenas de espetáculos depois, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo é justamente considerado um dos embaixadores mais genuínos da forte cultura do Minho, sendo chamado a representar Portugal em numerosos festivais por toda a Europa.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail