Embaixada de Portugal na Roménia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Agenda das atividades culturais

É com pesar que a Embaixada de Portugal tomou conhecimento da morte da Professora Mioara Caragea, grande amiga de Portugal e grande especialista da língua e da cultura portuguesa na Roménia.

As iniciativas culturais da Embaixada são apoiadas por
C A RGB
 
 Quer receber notícias nossas? Assine ao newsletter da Embaixada.

« 2016 »
Dia Europeu das Línguas em Bucareste

- 24 de setembro, Muzeul Național al Țăranului Român, Bucareste -

ZLE Flyer

Os membros do cluster EUNIC Roménia (A rede europeia dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia) e a Representação da Comissão Europeia convidam para o Dia Europeu das Línguas em Bucareste!

Na 15ª edição, que propõe uma viagem pelos esterótipos da Europa, o público é convidado a descobrir a riqueza cultural do continente através de jogos linguísticos e concursos. O público participante, adultos e crianças, poderão passar por todos os 14 stands e participar nas atividades propostas, para descobrir a palavra-chave da viagem. Os esforços dos detetivos serão recompensados por prémios que constam em livros, dicionários, guias turísticos ou de conversação, CDs e mais surpresas.

A Embaixada de Portugal em Bucareste e o Camões, I.P. preparam uma série de jogos linguísticos que trarão mais perto a música, as personalidades, os hábitos portugueses.

À iniciativa da União Europeia e do Concelho da Europa, o Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos por volta do dia de 26 de setembro, desde 2001. Os cidadãos europeus estão convidados aprender quantas mais línguas, não obstante a idade ou o âmbito de estudo.

O programa do evento está disponível em www.facebook.com/ZiuaLimbilorBucuresti



Portugal na Noite da Literatura Europeia em Bucareste

- 9 de setembro, Piua Book Bar, Bucareste -

300X250px

Excertos de A Instalação do Medo, de Rui Zink, e ilustrações de João Fazenda na Noite da Literatura Europeia em Bucareste (Roménia).

A Noite da Literatura Europeia é um evento da Rede de Institutos Nacionais para a Cultura (EUNIC), o qual se realiza anualmente em mais de 70 cidades em todo o mundo e que tem o propósito de divulgar a literatura europeia.

O Cluster EUNIC Roménia organiza, este ano, a 5ª edição da Noite da Literatura Europeia, cujo material de divulgação do evento assenta em ilustrações desenvolvidas por João Fazenda, autor recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Ilustração em Portugal.

A 9 de setembro, entre as 19H:00 e 23H:00, em diversos locais do centro da cidade de Bucareste ocorrerão palestras, performances, debates, exposições e projeções que envolverão obras de escritores europeus. Do escritor Rui Zink ouvir-se-ão excertos de A Instalção do Medo, lidos por Radu Paraschivescu (19H:00; 20H:00; 21H:00 e 22H:00), no Piua Book Bar, localizado em Str. Dionisie Lupu 76.

A edição deste ano traz duas novidades:

A campanha de angariação de livros para vir no apoio da Biblioteca da cidade Târgu Frumos, no norte do país, em parceria com a Associação Paspartu;

A inauguração de uma plataforma de diálogo dedicada aos profissionais do mundo do livro, que convida para esta primeira edição os tradutores e os editores para um debate.

Detalhes adicionais sobre o evento podem ser encontradas em: https://www.facebook.com/NoapteaLiteraturiiEuropene/ ehttp://bucharest.eunic-online.eu/

Noite dos Institutos Culturais em Bucareste

- 24 de junho, nas instalações do Instituto Húngaro - Instituto Balassi de Bucareste -

nic 2016 poster

Os institutos culturais europeus da rede EUNIC/ Bucareste celebram a 24 de junho de 2016 a 10ª edição da Noite dos Institutos Culturais.

Será uma edição muito generosa em eventos e variedade, que conta com a participação de todos os 15 institutos membros da rede EUNIC/Bucareste: British Council, o Centro Checo, o Centro Cultural Turco „Yunus Emre”, a Delegação Valônia-Bruxelas, o Fórum Cultural Austríaco, a Fundação Cultural Grega, Goethe-Institut, Balassi Intézet – Institutul Maghiar din București, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Cervantes de Bucareste, Instituto Cultural Romeno, Instituto Francês, Instituto Italiano de Cultura „Vito Grasso”, o Instituto Polaco, e com o apoio da Representação da Comissão Europeia.

Espetáculos de teatro, projeções, debates, exposições, concertos, aulas demonstrativas de línguas estrangeiras, culinária, ateliês para crianças e para adultos, concursos, festas, contudo mais de 50 eventos programados entre o meio-dia e a madrugada, para festejar junto do público de Bucareste a diversidade cultural que os institutos europeus trazem.

O Camões, I.P., participa com um programa de atividades preparado por uma entusiasta equipa luso-romena: Radu Sticlea, estudante finalista em artes e design, e André Lameiras, doutorando em sociologia.

O programa será acolhido nas instalações do Instituto Húngaro - Instituto Balassi, na Rua Gina Patrichi nº 8, cuja amabilidade agradecemos.

A noite começa com a exposição de fotografia „Story Tiles”, de Radu Sticlea, que juntou durante a sua experiência de bolseiro no Porto, a experiência da convivência com a arte do azulejo. Poderão ouvir mais sobre as fotografias e o percurso do autor na inauguração programada às 19h00.

Também poderão estar "à conversa com um português”, pelas 18h30 - o português é André Lameiras.
Nem sempre tem a ocasião de estar a conversar com um português. André Lameiras propõe uma conversa sobre estereótipos portugueses e convida os participantes confrontá-los com os romenos.

Afis Expo Story Tiles crop    ladiscutii web   Festa web

À meia-noite seguimos com „Festa! Em português”, uma seleção de música de festa dos países de língua portuguesa.

O programa completo e o mapa dos institutos participantes está disponível aqui: https://ro-ro.facebook.com/NoapteaInstitutelorCulturale

e o acesso é livre.

Consultem também os programas dos outros institutos culturais participantes, haverá muito para ver.

Contamos convosco!



Dia Nacional de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia Nacional de Portugal foi celebrado pela comunidade portuguesa no dia 10 de junho. Pela ocasião, a Embaixada de Portugal em Bucreste apresentou algumas das iniciativas culturais mais recentes - a exposição "Inspirado por Portugal", uma seleção de obras realizadas por pintores romenos durante várias residências artísticas em Portugal, atividade do Projeto Contemporanii; a divulgação da iniciativa social, a Associação "Scoica", fundada por dois jovens portugueses, que estão a pôr as bases de um programa de apoio para crianças no distrito de Gorj, e um breve momento musical oferecido pelo fadista Ricardo Caria.

10 de junho 201610 de junho 201610 de junho 201610 de junho 2016



Prémio "Melhor Aluno de Português" - Bucareste e Cluj-Napoca

Ana-Maria Manea e Maria Coacean são as alunas finalistas dos Liceus "Eugen Lovinescu" de Bucareste, e, respetivamente "Mihai Eminescu" de Cluj-Napoca, que receberam o Prémio para o melhor trabalho de competência linguística em português. 

O Embaixador de Portugal em Bucareste, João-Bernardo Weinstein, entregou no âmbito de uma pequena cerimónia o diploma à aluna Ana-Maria Manea, pelo trabalho "Personalidades femininas da cultura portuguesa", na presença da representação do Liceu "Eugen Lovinescu" de Bucareste e de elementos da comunidade empresarial local. A Dra. Veronica Manoel, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa Camões de Cluj-Napoca, ofereceu o Prémio à aluna  Maria  Coacean, pelo trabalho  "O Vinho do Porto", que recebeu a mais alta qualificação na sequência da avaliação realizada no Liceu "Mihai Eminescu" de Bucareste .

Premio Liceu Bucareste 2016 web                                       Premio Liceu Cluj 2016 web

O "Prémio para o melhor aluno de português" é uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Bucareste realizada com o patrocínio da comunidade empresarial da Roménia.


Dia Internacional da Língua Portuguesa em Constanța

- 23 de maio de 2016, às 12h00, Centro de Língua Portuguesa da Universidade "Ovidius" -

mapa CPLP

O Centro de Língua Portuguesa Camões da Universidade "Ovidius" de Constança preparou um programa dedicado aos estudantes de português para a comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no dia 23 de maio.
A celebração será inaugurada pelas comunicações A língua portuguesa no mundo, do Prof. Doutor Mihai Zamfir da Universidade de Bucareste, Dada, o futurismo e o modernismo português, do escritor e crítico literário Florin Ionescu e Camões e a língua portuguesa, do docente e responsável pelo CLP, António M. Ferro.

Os estudantes realizarão uma leitura de textos poéticos sobre a língua portuguesa e terão a oportunidade de ver a exposição virtual Pequena história da língua portuguesa, comentada pelo docente.

O encontro acabará com o lançamento de um concurso de tradução, com prémio a atribuir no Dia de Portugal.



Dia da Língua Portuguesa em Bucareste

– 18 de maio de 2016, às 18h00, Livraria Cărturești Verona –

logo cplp 2016 01

Todos os anos, a 5 de maio, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa celebra o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura. A CPLP compreende nove países de quatro continentes, nomeadamente a Angola, o Brasil, Cabo Verde, a Guiné Bissau, a Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 cplp 2016

O Dia da Língua Portuguesa tem eco em Bucareste também este ano, onde terá lugar a projeção de um documentário que festeja a diversidade das várias culturas unidas pelo elemento comum linguístico: a língua portuguesa.

Ziua LP 2016

O filme „Língua: Vidas em português”, de Victor Lopes, foi filmado em seis países - Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão – e trata de histórias de língua portuguesa e sua permanência entre culturas variadas do planeta, mostrando o quotidiano de personagens ilustres e anónimos de quatro continentes. Em cada um deles, a língua portuguesa juntou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventada centenas de vezes e alimentada por levas sucessívas de migração.

Língua: Vidas em português, de Victor Lopes
Elenco: João Ubaldo Ribeiro, José Saramago, Mia Couto, Martinho da Vila
Brasil-Portugal, 2003, 105’

O encontro será aberto pelas palavras de boas-vindas da Dra. Leonor Esteves, Conselheira da Embaixada de Portugal em Bucareste, e pelo Dr. José Soares, Conselheiro da Embaixada do Brasil em Bucareste.

O convidado especial é o profesor moçambicano Paulino Fumo, da Universidade Pedagógica de Maputo, investigador na área do ensino do português em Moçambique, que terá uma breve intervenção.

A projeção realiza-se a 18 de maio de 2016, às 18h00, na Livraria Cărturești Verona (Rua Arthur Verona 13-15, Bucareste), entrada livre.

Esta inciativa dirige-se a todos os interessados pela língua portuguesa e pela diversidade das culturas do mundo, e é realizada pela pela Embaixada de Portugal em Bucareste, pela Embaixada do Brasil em Bucareste, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e pela Livraria Cărturești.

Contamos com vocês!


Participação portuguesa no Festival Internacional de Filme Documentário “Cronograf” da República Moldova

/ 14 mai / ora 20.30 / chișinău /

Cronograf 2016

O Festival Internacional de Filme Documentário “Cronograf” - 12 - 18 de maio de 2016, Chișinău - selecionou no programa não-competitivo deste ano um documentário produzido por uma equipa de jovens cineastas e jornalistas portugueses.  

“A Brigada vermelha” de Pedro Gancho (Portugal, 2015) foi uma projeção especial no âmbito do Festival, dedicada ao combate daviolência contra as mulheres. O documentário conta a história de um grupo de jovens mulheres de uma cidade indiana, que decidem reagir contra o assédio e a violência sexual, criando uma „brigada vermelha” para lutar com a mentalidade patriarcal da sociedade em que as mulheres vítimas de violações têm que assumir a culpa para o sucedido.

A projeção teve lugar no sábado, dia 14 de maio, às 20.30, no ar livre, numa praça central de Chisinau e gozou da presença do realizador Pedro Gancho e do argumentista e jornalista Tiago Carrasco, que tomaram parte num debate, junto de uma Associação moldava dedicada à proteção dos direitos das mulheres.

Os convidados tiveram a oportunidade de dar uma entrevista a uma publicação online de notícias da Moldova.

Tiago Carrasco é jornalista e este é o terceiro projeto documentário realizado, depois de duas amplas viagens pela África, experiências concretizadas em dois volumes publicados em Portugal, Até lá abaixo e A estrada da revolução.

Pedro Gancho é um jovem realizador e editor de imagem, com experiência na área dos filmes documentários.

O Festival Cronograf (www.cronograf.md) é um evento cultural rico em iniciativas, que compreende projeções de filmes no âmbito da competição, conferências de imprensa com personalidades do mundo da cinematografia, projeções temáticas fora do concurso, ateliês dedicados aos jovens cineastas, estreias de filmes, etc.

A página Facebook da participação portuguesa pode ser consultada aqui

Foto Red Brigade

 

 


Festival internacional de curtas-metragens NexT 2016

7-11 de abril, Cinema Muzeul Țăranului - Studioul Horia Bernea
festival next 2016

As mais ambiciosas curtas-metragens estarão na competição do Festival Internacional de Curtas-Metragens NexT.
27 produções de todo o mundo, juntando géneros, estilos e influências cinematográficas diversas, irão participar na Competição internacional, entre as quais o filme português:
Sobre El Cielo, de Jorge Quintela, Portugal, 2015, 27'

Nos programas paralelos do Festival, participam também duas co-produções portuguesas:
Excursões, de Denis Côté, Portugal/Canadá, 2015, 20'
L'oiseau de la nuit, de Marie Losier, Portugal/ France, 2015, 18’

Informação sobre bilhetes e eventos do Festival NexT disponíveis aqui.


◊ Recomendação:
Arquiteto Luís Pedra Silva no

logo GIS

22-23 de março de 2016, Hotel Radisson Blu
GIS - Expo-conferência Internacional de Arquitetura e Design Interior abre a série das expo-conferências organizadas em 2016 por ABplus Events, em parceria com a Ordem dos Arquitetos da Roménia e com a Universidade de Arquitetura e Urbanismo "Ion Mincu" de Bucareste.arq luis pedra silva

O Arquiteto português Luís Pedra Silva falará sobre o projeto “Care implant Dentistry in Australia”, a 23 de março, às 10.00,no âmbito da plenária da GIS. Trata-se de um projeto premiado em 2015 com o título Asia Pacific Design, na categoria serviços de saúde, pela IIDA- International Interior Design Association.
A conferência internacional GIS organiza debates sobre a influência do design e da arquitetura de interior nas seguintes áreas: educação e cultura, espaços de serviços de saúde, hotelaria, espaços para escritórios e prédios públicos.

Os oradores convidados no âmbito da expo-conferência GIS são nomes das mais importantes da indústria, speakers premiados nas competições internacionais e nacionais de arquitetura e design de interior.

 


◊ Participação portuguesa no Festival internacional de documentário e diretos humanos „One World Romania”

21 - 27 martie 2016 logo One World Romania 9
(Cinema Elvire Popesco, Cinemateca Eforie, Cinema Union, Centrul Ceh, Cortul din Parcul Colțea, Hollywood Multiplex Bucuresti Mall)

„Filmes sem adoçantes. Experiências sem fronteiras.
De facto, nada é mais medonho do que aquilo que o ser humano faz ao seu próximo. Mesmo assim, sem adoçantes, os documentários que selecionámos são um remédio contra todas estas maldades. (Alexandru Solomon, Mădălina Roşca, diretores do festival)”

De Portugal, na secção „Direitos e Tortos” do festival, foi selecionada a curta-metragem:
Tiny Little Delicate Foreign Castles de Rob Key, Portugal/ Grã-Bretanha, 2014 , 11'

tiny little delicate foreign castles
24 de março / Cinema Eforie / 20:30 - na presença do realizador!
25 de março / Hollywood Multiplex / București Mall / 16:30

O realizador Rob Key tenta filmar várias embaixadas de Lisboa, enquanto exercício destinado a testar os limites e a identificar as ameaças reais ou imaginadas.

Sobre Bilhetes e endereços dos Cinemas aqui.


◊ Participação portuguesa no Festival de filme Cinecultura de Timisoara

14-19 de março de 2016

Cinecultura 2016

Portugal  e Angola serão representados na 7ª edição do Festival Internacional Cinecultura  pelo filme “Sangue do meu sangue” de João Canijo (Portugal, 2011) e pelo documentário “Tango negro: as raízes africanas do tango” de Dom Pedro (França/ Argentina, 2013).

“Sangue do meu sangue”

Márcia é mãe de Cláudia e Joca e irmã de Ivete (Anabela Moreira). Mãe solteira, vive numa casa no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, com Ivete que a ajudou a criar os filhos e os ama como se fossem seus. O que ninguém esperava é que duas tragédias chegassem para marcar aquela família: Cláudia apaixona-se por um dos seus professores da faculdade, casado, e Joca, um pequeno traficante cadastrado, contrai uma dívida com um homem perigoso. Márcia e Ivete preparam-se para o pior, mas o seu amor incondicional é capaz de tudo...

“Tango negro: as raízes africanas do tango”

O diretor angolano Dom Pedro explora a expressão da africanidade do Tango e a contribuição das culturas africanas na criação do tango. Tango é um reflexo da vida social dos escravos que foram levados para a América do Sul – incluindo Argentina e Uruguai – na maior parte da África central, particularmente do antigo Congo Unido. O filme combina performances musicais e entrevistas de muitos fãs do tango e historiadores.

O programa da projeção é:
- quinta-feira, 17 de março, Aula Magna, Universidade de Oeste.
- sábado, 19 de março, Aula Magna, Universidade de Oeste
A participação é apoiada por Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e Pelo Instituto Francês de Timișoara.

O Festival Internacional de Filme Cinecultura é uma iniciativa dos leitores de línguas estrangeiras da Universidade de Oeste em Timișoara e tem lugar este ano este 14 e 19 de março.

Mais info no http://www.cinecultura.ro

O Festival Internacional de Filme Experimental de Bucareste (BIEFF)

logo bieff2016 orizontal transparent

14-20 de março de 2016 

Uma surpresa muito agradável no programa BIEFF deste ano: Balada de um Batráquio, de Leonor TelesUrso de Ouro para Melhor curta-metragem no Berlinale, tem projeções na terça, sexta-feira, sábado e domingo (o programa em detalhe aqui).
„Existe na tradição protuguesa o hábito de colocar sapos em cerâmica às portas dos restaurantes ou das lojas, para impedir a entrada dos ciganos. Contando esta história, que é uma pessoal, quis chamar a atenção sobre a tendência crescente de algumas pessoas de fazer uso de crenças e superstições para desdenhar e manter os outros afastados.” (Leonor Teles)

Na competição internacional BIEFF participam também de Portugal:
- a curta-metragem Outubro acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, uma produção Portugal/ Brasil, que faz uma encantadora analogia entre a vida e o cinema.
- a curta-metragem Freud und Friends, de Gabriel Abrantes (Portugal/ Suíça), em que o realizador, conhecido pela sua mordacidade e auto-ironia, torna-se sujeito numa experiência que permite viajar dentro da mente dos artistas e dos cineastas do mundo inteiro, para lhes documentar os sonhos.


Lançamento de livro: Quaresma, Descifrator - Proză polițistă de Fernando Pessoa

Terça-feira, 15 de março, às 19h00, Livraria Humanitas de Cișmigiu

Lansare Fernando Pessoa
Quaresma, o personagem dos seis contos policiais deste volume, „não é um «detetivo»”, diz Dinu Flămând, poeta, ensaista e jornalista, tradutor deste volume, mas um „ «descifrador», isto é, um racionalista que resolve enigmas da vida real, que identifica nos actos banais que existem em volta de um crime tudo aquilo que mais ninguém consegue ver.”
Para o lançamento de 15 de março, foram convidados os seguintes detetivos: Daniel Perdigão, Dinu Flămând, Andreea Răsuceanu e Ioan Stanomir, moderador Denisa Comănescu.

Podem ler algumas páginas deste novo título da série Fernando Pessoa editado por Humanitas Fiction aqui.

 

 


◊ Exposição de fotografia "Story Tiles", de Radu C. Sticlea em Timisoara

Afis Expo 100 story tiles Timisoara 2016

A exposição de fotografia "Story Tiles” assinada por Radu C. Sticlea explora um pormenor específico da paisagem urbana portuguesa: o azulejo.
Comissariada por André Lameiras, a exibição fala sobre tradição, arquitetura, cromática, da perspetiva do fotógrafo romeno. 
„Story Tiles” realiza-se entre 29 de fevereiro - 4 de março de 2016, na Universidade de Oeste de Timișoara - Átrio Principal. Inauguração a 29 de fevereiro, às 18h00.

 

 

 

 

 

 

 


Exposição "World Press Cartoon" em Cluj-Napoca
Uma seleção dos melhores trabalhos premiados pelo Festival "World Press Cartoon" patente no Museu de Arte Cluj-Napoca!

afis wpc 2016 webA partir de quarta-feira, dia 27 de janeiro de 2016 e até domingo, 21 de fevereiro de 2016, estão convidados para viajar pela atualidade socio-política e económica dos últimos anos, engenhosamente ilustrada numa seleção de trabalhos de gráfica satírica premiadas pelo festival português "World Press Cartoon".

A Embaixada de Portugal em Bucareste, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e o Museu de Arte de Cluj-Napoca, (instituição pública que funciona sob a autoridade do Concelho Distrital Cluj) apresentam pela segunda-vez na Roménia uma exposição World Press Cartoon, uma referência no mundo da caricatura.

Inspirado pelo concurso World Press Photo, WPC foi criado em Portugal em 2005 no sentido de retribuir os profissionais da caricatura e do cartoon editorial, artistas que muitas vezes não chegam a ser reconhecidos como tal.

World Press Cartoon tem como missão expor, divulgar e premiar os melhores trabalhos publicados na imprensa mundial ao longo de um ano.

Constantin Pavel, Florin Balaban e Constantin Topan são os caricaturistas romenos que já foram galardoados pelo WPC, ao longo das nove edições organizadas.

Todos os desenhos apresentados na exposição do Museu de Arte de Cluj-Napoca foram premiados numa das categorias que compõem o concurso português: cartoon editorial, caricatura e desenho de humor

Sexta-feira, 19 de fevereiro, pelas 17h00, Rui Paulo da Cruz, o diretor de World Press Cartoon, estará em Cluj-Napoca para oferecer uma visita guiada da exposição e para falar sobre „Caricaturas contra a monotonia”, na companhia dos desenhadores Octavian Bour, Mihai Boacă e Könczey Elemér.

No início do mês de fevereiro, o diretor de WPC e comissário da exposição, Rui Paulo da Cruz, terá um encontro com o público de Cluj-Napoca à volta do tema "Cartoons against monotony".

Inauguração: quarta-feira, 27 de janeiro de 2016, às 17h00.

Horário: quarta a domingo, 10h00 - 17h00.

Mesa redonda: 19 de fevereiro de 2016, às 17h00


« Outono de 2015 »
◊ Recomendação:
Bucareste/27-29 de outubro, Projeção de Mil e uma noites, de Miguel Gomes
A trilogia cinematográfica assinada pelo realizador português Miguel Gomemileumanoites cartazsMil e uma noites, faz parte do programa do Festival Les Filmes de Cannes à Bucarest, 6ª edição, programado entre 23-29 de outubro de 2015.
As três longas metragens, O InquietoO Desolado e O Encantado foram apresentadas na Quinzaine des Réalisateurs/ Cannes 2015. 
A programação para Bucareste é:
terça-feira, 27 de outubro, Cinema Elvira Popescu, 18h15:
Mil e uma noites, Vol. I: O Inquieto (125')
quarta-feira, 28 de outubro, Cinema Elvira Popescu, 17h45:
Mil e uma noites, Vol. II: O Desolado (132')
quinta-feira, 29 de outubro, Cinema Elvira Popescu, 17h45:
Mil e uma noites, Vol. IIIO Encantado (126')
Mil e uma noites - ficha técnica
Portugal, França, Alemanha, Suiça / 2015
Miguel Gomes – Realizador
Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro – Argumento
Sayombhu Mukdeeprom, Lisa Persson – Fotografia
Vasco Pimentel – Som
Bruno Duarte, Artur Pinheiro – Decoração
Telmo Churro, Pedro Filipe Marques, Miguel Gomes – Montagem
_____________________________________
 ◊Brasov: Festival de Cultura Urbana Bohemian Square /21-23 agostoBohemian Square Aitch
apresenta os encantadores trabalhos do fotógrafo André Gonçalves, integrados na colecção Windows of the World.
 
 
◊Timisoara: Festival Plai / 11-13 setembrologo plai festival
um antigo e especial parceiro, este ano na décima edição, para a qual nos congratulamos, e que acolherá o pavilião português com livros, jogos e atividades em português. 
Tomamos parte em duas inciativas já tradicionais do Grupo EUNIC/ Bucareste:eunic bucharest web
O Dia Europeu das Línguas / 26 de setembro 
e
A Noite da Literatura Europeia / 9 de outubro

◊ Bucareste: O Festival Internacional de Animação Anim'est / 2-11 de outubroanimest web
Para este ano, o festival convidado no âmbito de Anim’est é o célebre Monstra Lisboa, a ser representado em Bucareste por Fernando Galrito, o diretor artístico do festival, que apresentará uma seleção de filmes e de animação portuguesa e a história do festival. 
Dos 45 filmes selecionados na competição de curta-metragem internacional, contam-se também duas produções portuguesas: Amélia & Duarte realizado por Alice Guimarães e Mónica Santos e Fuligem, o filme da equipa formada por David Doutel e Vasco Sá.
◊ Bucareste: eXplore dance festival / 18 de setembro - 15 de novembro
logo explore dance festival
O coreógrafo e artista João Fiadeiro é o autor do método da Composição em Tempo Real, uma verdadeira filosofia do acto criador e artístico. 
João Fiadeiro dará um Workshop entre 28 de setembro - 2 de outubro e um espetáculo na noite de 3 de outubro, na décima edição do Festival eXplore.