Embaixada de Portugal na Roménia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Bucareste

Sem Título

 

Estatuto de Estudante Internacional e Reconhecimento de Graus Académicos Estrangeiros

imagem.jpg

A Embaixada informa que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, que altera o estatuto do estudante internacional, com incidência no acesso ao ensino superior em Portugal, que pode ser consultado em https://dre.pt/application/conteudo/115924012.

Foi também publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que “aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras”. Para mais informações consulte a seguinte ligação: https://dre.pt/application/conteudo/116068880.

Aplicação Registo do Viajante

app-registo-viajante1.png

Recorda-se que para o registo de futuras viagens poderá utilizar a App "Registo Viajante", disponível para smartphones, nos sistemas operativos “Android e IOS” (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante/ https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?l=en&mt=8#), podendo obter mais informação sobre esta aplicação através de uma consulta ao Portal das Comunidades Portuguesas (https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/675-app-registo-viajante).

Mais se informa que, previamente à realização da viagem, é aconselhável uma leitura atenta dos conselhos prestados sobre os países de destino no Portal supra indicado: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes

Esclarece-se que estes conselhos não têm natureza vinculativa, sendo apenas aconselhamentos e informações, que poderão sofrer alterações a qualquer momento. Por conseguinte, o Estado português e as suas representações diplomáticas e consulares no estrangeiro, não poderão, em caso algum, ser responsabilizados por eventuais danos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais que possam ocorrer no decurso da viagem.

Alerta-se para a extrema importância em possuir a digitalização dos documentos de identificação pessoal e de viagem em suporte eletrónico de fácil acesso, antes da realização da viagem, como prevenção face a um eventual furto ou extravio de tais documentos no estrangeiro. Por último, informa-se que perante uma situação de emergência (ex: atentado; perturbação da ordem pública; catástrofe natural; acidente grave) poderá entrar em contacto com o Gabinete de Emergência Consular, através dos meios que a seguir se indicam, os quais se encontram disponíveis todos os dias da semana, 24h por dia: Tel. + 351 217 929 714 / Telem. + 351 961 706 472 / Email: gec@mne.pt

Novo mecanismo de recenseamento automático para residentes no estrangeiro

eleicoes - Cópia.png

A Comissão Nacional de Eleições promoverá entre os dias 27 de agosto e 8 de setembro uma campanha de esclarecimento, em território nacional, destinada a dar a conhecer o novo mecanismo de recenseamento automático para residentes no estrangeiro. A campanha será transmitida na RTP Internacional, RTP África, RDP, TVI, TVI 24, SIC, CMTV e vários órgãos de comunicação da imprensa escrita.

Contactos

Str. Paris 55
011815 Bucureşti

0040 21 230 41 36 (Embaixada)
0040 21 230 41 18 (Secção Consular)
0040 21 315 37 73 (AICEP)
secretariat@embportugal.ro (Embaixada)
sconsular.bucareste@mne.pt (Secção Consular)
aicep.bucarest@portugalglobal.pt (AICEP)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

 GEC Vermelho

Logo Fala Portugues

 

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo AICEP - Portugal Global

gaid_mini.png

Logotipo Portugal Economy Probe

 

Presidência da República Portuguesa 

portugal brasao 2

 

 images

sugestao.png