Embaixada de Portugal na Roménia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Bucareste

Sem Título

Marcelo Rebelo de Sousa ganhou as eleições presidenciais

O segundo candidato, António Sapaio da Nóvoa, obteve 22,89% dos votos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o vencedor das eleições presidenciais, um resultado que poderá ajudar a manter o equilíbrio político.

O candidato independente, professor de direito na Universidade de Lisboa e respeitado comentador político, Marcelo Rebelo de Sousa, antigo presidente do PSD, foi eleito Presidente da República, após as eleições de 24 de janeiro de 2016. Com 52%, quase dois milhões e meio dos votos, Rebelo de Sousa foi capaz de vencer na primeira volta, resolvendo assim o sufrágio. Mais ainda, o candidato conseguiu a proeza de vencer em todos os distritos do país. No seu discurso de vitória, Marcelo garantiu o seu apoio ao governo liderado por António Costa e indicou que pretende reconstruir o caminho para um melhor consenso social e político. O Dr. Marcelo Rebelo de Sousa será nomeado como vigésimo Presidente da República Portuguesa, numa cerimónia que terá lugar a 9 de março de 2016.

Ler mais: Marcelo Rebelo de Sousa...

Doença por vírus Zika

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados. Não se transmite de pessoa a pessoa.
Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares. Com menor frequência, podem ainda ocorrer dores nos olhos e sintomas gastrointestinais. Há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia.
Recentemente, foram notificados casos de doença por vírus Zika em vários países, nomeadamente Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Guiana Francesa e Honduras.
Em Portugal, foram, até ao momento, confirmados laboratorialmente pelo Instituto Ricardo Jorge quatro casos que ocorreram em cidadãos portugueses que regressaram do Brasil. Todos evoluíram favoravelmente.
Nestes termos, os cidadãos que se desloquem para áreas afetadas devem adotar as seguintes medidas:

Ler mais: Doença por vírus Zika

Contactos

Str. Paris 55
011815 Bucureşti
0040 (0) 21 230 41 36 (Embaixada)
0040 (0) 21 230 41 18 (Secção Consular)
0040 (0) 21 315 37 73 (AICEP)
secretariat@embportugal.ro (Embaixada)
sconsular.bucareste@mne.pt (Secção Consular)
aicep.bucarest@portugalglobal.pt (AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas
Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da LínguaLogotipo AICEP - Portugal GlobalLogotipo Turismo de PortugalLogotipo Instituto Diplomático
Logotipo Carreiras Internacionais
Logotipo Portugal Economy Probe
portugal brasao 2
images